sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sobre pontos de cultura

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA disponibiliza em seu site (http://www.ipea.gov.br/digital/)
várias publicações online. Há pelo menos dois livros sobre políticas culturais no site: Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva e Cultura Viva: a prática de pontos e pontões , ambos de 2011.

Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva foi organizado pelos pesquisadores Frederico Barbosa/IPEA e Lia Calabre/FCRB e contou com apresentação de Marcio Pochmann, Presidente do Ipea. O livro reuni trabalhos apresentados no I Seminário o Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura: novos objetos de estudo, realizado em 2009 na Fundação Casa de Rui Barbosa/FCRB e é dividido nos seguintes capítulos: Capítulo 1, Cultura viva e o digital, trabalho de Frederico A. Barbosa da Silva; Capítulo 2, O Programa Cultura Viva e a diversidade cultural, trabalho de José Márcio Barros e Paula Ziviani; Capítulo 3, Indicadores para políticas culturais de proximidade: o caso Prêmio Cultura Viva, de Liliana Sousa e Silva; Capítulo 4, Ação Agente Cultura Viva: contribuições para uma política cultural de juventude, de Luana Vilutis; Capítulo 5, A Ação Griô: uma proposta política nacional, trabalho de Juliana Lopes; Capítulo 6, Formulação de políticas culturais: as leis de incentivo e o Programa Cultura Viva, trabalho de Eduardo Gomor dos Santos; Capítulo 7, Política cultural de inserção social?, de João Guerreiro; Capítulo 8, Política pública cultural e desenvolvimento local: análise do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, em Pernambuco, de César de Mendonça Pereira; e Capítulo 9, Território e territorialidades da rede Cultura Viva na região Sul: Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura, de Patrícia Dorneles.

Já o livro Cultura Viva: a prática de pontos e pontões foi organizado pela Coordenação de Cultura do IPEA, com apresentação de Marcio Pochmann, Presidente do Ipea, e Anna de Hollanda, Ministra da Cultura. O livro é resultado da segunda avaliação coordenada pelo Ipea do Programa Arte, Cultura e Cidadania – Cultura Viva, de responsabilidade do Ministério da Cultura (MinC). Segundo os apresentadores: “O principal objetivo deste trabalho foi o de produzir uma reflexão crítica e avaliativa a respeito do que foi realizado pelo programa ao longo de seus quase sete anos de existência. A abordagem adotada foi a de analisar as práticas culturais e institucionais das organizações e das associações que fazem ou fizeram parte do programa Cultura Viva – e não focar nos processos de gestão do MinC –, deixando vir à tona a visão de pontos e pontões de cultura”.


REFERÊNCIAS
Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva . Organização: Frederico Barbosa e Lia Calabre. Brasília: Ipea, 2011.
Cultura Viva: a prática de pontos e pontões. Organização Ipea, Coordenação de Cultura,
Brasília: Ipea, 2011.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

POESIA FAVELA: A poesia se constrói onde há espaço

Está previsto para 2012 o lançamento de Poesia Favela in livro que reuni poesias e artigos apresentados no evento Poesia Favela: A poesia se constrói onde há espaço que ocorreu em 20 de outubro de 2010, no Teatro Noel Rosa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Cartaz do evento em 2010

O evento foi organizado pelos membros do RAP, o Prof. Dr. Victor Hugo Adler Pereira (Programa de incentivo à leitura da UERJ/LerUERJ) e a Profa Dra. Adriana Facina (Observatório da Indústria Cultural/UFF) que abriram as portas da UERJ para um “encontro-ocupação da universidade”. Segundo o Prof. Victor Hugo, a UERJ foi escolhida como palco do evento devido “à posição estratégica do campus na cidade, como via para os subúrbios e proximidade com muitas favelas populosas”. (Fonte: http://poesiafavela.blogspot.com/).


O Prof. Victor Hugo e a Profa Adriana Facina apresentando um dos artisitas do evento

Na ocasião, a programação do Poesia Favela contou com a roda de conversa “Literatura na periferia: produzir, publicar, difundir”que reuniu Éle Semog (poeta), Nelson Maca (poeta e organizador do sarau Bem Black, em Salvador), Érica Nascimento (USP) e Maria Maciel (Proler) e sob a coordenação do Prof. Dr. Victor Hugo Adler Pereira.

O Prof. Victor Hugo na coordenação da mesa Literatura na periferia: produzir, publicar, difundir

Houve ainda um sarau literário em homenagem à poetisa Carolina Maria de Jesus, com a participação de Severino Honorato, Deley de Acari, Semog, Valéria Barbosa, Nelson Maca, Denis Rubra, Mc Fill, Mc Mano Teco, Mc Leonardo, Mc Pingo e Mc Gas-Pa, e uma batalha de rima com o Coletivo Cultural Comando Selva.

Artistas se apresentam no palco do Teatro da UERJ

Enquanto aguardamos a versão do evento in livro, podemos conferir outras informações no blog do Poesia Favela organizado pela coordenadora pedagógica do LerUERJ, Mirna Aragão, que também é organizadora do evento e do livro. Acessem www.poesiafavela.blogspot.com

Participantes do Poesia Favela no Teatro Noel Rosa/ UERJ

domingo, 8 de janeiro de 2012

ICTM - International Council for Traditional Music

Música e dança movimentaram o cenário de St. John, no Canadá, em julho de 2011, quando ocorreu na cidade a 41ª Conferência Mundial do International Council for Traditional Music (ICTM) e o SOUNDshift Festival, reunindo pesquisadores e músicos de diversos lugares do mundo.

Dentre os delegados do evento, destacamos a presença do Prof. Samuel Araújo/UFRJ, coordenador do projeto Democratização e políticas públicas para a cultura: um debate interdisciplinar (PróCultura CAPES/MinC). Em 17 de julho, no Memorial University, o professor participou da sessão plenária Dialogic Knowledge Production: Ethics and Impact, com o trabalho "Music, Politics and Citizenship: The Scholar in the Public Sector", e da sessão Safeguarding Living culture. The State of Affairs as Regards the 2003 UNESCO Convention, com estudos de caso selecionados dos impactos locais da política de patrimônio imaterial envolvendo culturas musicais. Além de Araújo, UFRJ/Brasil, e de Proschan Franco, da Unesco, participaram da sessão Safeguarding Living culture pesquisadores da Noruega, dos Países Baixos, da França, da Estônia, da Coréia e dos EUA. 


Intervenção do Prof. Samuel Araújo em sessão plenária do ICTM
Segue o resumo da intervenção do Prof. Samuel Araújo na plenária Safeguarding Living culture. The State of Affairs as Regards the 2003 UNESCO Convention:
LONG-TERM PARTICIPATORY PROCESSES VS. SHORT-TERM POLITICAL PRAGMATISM CONCERNING INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE POLICIES - This short intervention will raise how much of the current obstacles that have led UNESCO officials themselves to voice harsh criticisms concerning the institution’s ICH actions may be related to national policies designed in accordance with short-term governmental goals as opposed to longer-term state social policies. More often than not, this has hindered the participatory role of the involved communities, with or without assistance from scholars, in defining their objectives and criteria regarding participation in ICH candidacies. This approach usually entails an open-ended, self-reflexive process, in other words a potential risk to political immediacy and control.

Site do evento com link para a programação geral:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Políticas Culturais na América Latina em dois momentos: Colombia e Porto Rico

O Instituto Colombiano de Antropologia e História, em parceria com a Universidad de los Andes, a Universidad Nacional e a Universidad Central promoveu no Projeto Mercado, Consumo y Patrimonialización: agentes sociales y expansión de las industrias culturales en Colombia realizado em Bogotá nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2011. Além de discutir aspectos das políticas culturais na Colombia, o evento contou com a presença de palestrantes estrangeiros como o Prof. Samuel Araújo da UFRJ e a Profa Regina Abreu da UniRio.

Convite do evento Mercado, Consumo y Patrimonialización...

O Prof. Samuel Araújo, coordenador do projeto “Democratização e políticas públicas para a cultura: um debate interdisciplinar” (PróCultura CAPES-MinC) foi debatedor convidado no Projeto "Mercado, Consumo y Patrimonialización...” e também apresentou o trabalho "Entre muros, vallas y vehiculos blindados; las políticas públicas y el patrimonio sonoro en la ciudad", no dia 18 de fevereiro, na Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá.

Outro evento sobre políticas culturais na América Latina que destacamos aqui foi o Simpósio Internacional Interacciones Creativas, que ocorreu em Porto Rico, em 2010.

O Prof. Samuel Araújo fez a conferência inaugural do Simpósio na Universidade de Porto Rico, com o trabalho “Sonidos urbanos y cambio social: una experiencia de investigación-acción participativa en Río de Janeiro”, em 29 de abril de 2010. Dias antes, o professor realizou a palestra "Música, política e cidadania; o acadêmico na gestão pública e na performance" no Centro de Investigaciones Sociales/CIS, em San Juan.

O Prof. Araújo no Interacciones Creativas

O simpósio foi promovido pelo Mestrado em Gestão Cultural desta universidade e contou ainda com a colaboração do Centro de Investigaciones Sociales/CIS, do Conselho Artístico de Porto Rico, do CaribNet, do Teatro Estudio Yerbabruja, do Museu de História, Antropologia e Arte da UPR e do Centro de Estudos Avançados de Porto Rico e do Caribe. A programação do evento pode ser conferida no Blog Mapa Cultural Del PR Contemporâneo que também disponibiliza vídeos com as conferências do evento.

Público no Interacciones Creativas


Programação:
 http://mapacultural.wordpress.com/2010/04/22/interacciones-creativas-2010/

Vídeos:
 http://mapacultural.wordpress.com/category/videos/page/4/

Notícias relacionadas:

http://mapacultural.wordpress.com/2010/04/22/interacciones-creativas-2010/

http://mapacultural.wordpress.com/2010/04/26/musica-politicas-culturales-y-proyectos-universidad-comunidad-en-brasil/

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

RAP no Enecult

A participação do RAP nas edições do ENECULT entre 2010 e 2011.
O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBa), realizam anualmente os Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura/Enecults, em Salvador/BA.


No VI Enecult, realizado em maio de 2010, o RAP formou a mesa coordenada Democratização cultural e políticas públicas: um debate interdisciplinar cujo objetivo foi “debater conceitos e práticas que fundamentam as políticas públicas para a cultura”. Os pesquisadores Samuel Araújo (Laboratório de Etnomusicologia/UFRJ), Adriana Facina (Observatório da Indústria Cultural/UFF), Liv Sovik (Escola de Comunicação/UFRJ) e Victor Hugo Pereira (LerUERJ/UERJ), reunidos nesta mesa, são membros do grupo de pesquisa RAP (Reflexão, Ação e Política) que “se organizam em torno do projeto de pesquisa 'Democratização e políticas públicas para a cultura: um debate interdisciplinar' com apoio do Edital Pró-Cultura CAPES-MinC de 2009" (Fonte: www.cult.ufba.br/wordpress/24458.pdf). Os trabalhos apresentados foram os seguintes: Sobre perfumes e essências: o lugar da cultura na história - Adriana Facina; Pensar a democratização da cultura com Stuart Hall é "voltar-se violentamente para a conjuntura"- Liv Sovik; A dança, a música e os conformes: nota crítica sobre produção de conhecimento, políticas públicas e gestão cultural – Samuel Araújo; Habitus cultural e leitura na pobreza - Victor Hugo Pereira, Aline Deyques, Gustavo Guenzburguer e Rogério F. de Souza.

Em agosto de 2011, na sétima edição do evento, o RAP formou a mesa coordenada Dilemas da transição: para onde vão as políticas públicas para a cultura?, onde foram discutidas as políticas públicas para a cultura e sua relação com a educação, o fomento à leitura, o turismo e o patrimônio cultural. Foram apresentados os seguintes trabalhos: Cultura, pesquisa acadêmica e gestão pública: avanços e percalços do processo democrático no Brasil recente - Samuel Araújo; Políticas culturais viastas "de baixo": um relato da experiência do curso de formação de agentes culturais populares - Adriana Facina; A literatura e a República: as políticas para a leitura e a instabilidade do cânone - Victor Hugo Pereira; A casa de Chica da Silva em Diamantina: turismo, história e identidade - Liv Sovik.

Todos os trabalhos estão disponíveis no site do evento: http://www.cult.ufba.br/.